quinta-feira, 11 de agosto de 2016

A Alquimia do Amor de Nicholas Sparks

   Esta é mais uma obra de Nicholas Sparks, um autor que ganhou um lugar cativo nos corações das pessoas que se deliciam com uma história de amor. Românticos incuráveis.
   Este livro não foge a esse tipo de romance. Apesar de não ser aquele género de livros que nos faz refletir profundamente sobre um certo tema, este tem algumas ideias que se deve prestar atenção.
   A reflexão começa exatamente ao ler o subtítulo “o que somos, afinal, sem as nossas recordações, sem os nossos sonhos?”. Este é o ponto de partida para o desenvolvimento da trama. Como é que conseguimos viver sem memórias, sejam elas boas ou más e sem objetivos? A vida não significaria muito se não quiséssemos alcançar mais do que temos, se não quiséssemos mudar o que quer que fosse para conquistar algo.

  É exatamente isso que o personagem principal, Wilson, quer para si, tem um novo objetivo: recuperar o seu casamento.
   No prólogo, damos conta que este é uma pessoa pouco sentimental, dominado maioritariamente pela razão, pela responsabilidade de sustento da sua família. Profissional e dedicado ao seu emprego. No entanto, para ser um bom advogado acabou por deixar a família para segundo plano, refletindo-se não só no seu relacionamento, como também na relação com os filhos. Constata-se que a personagem se apercebe disso quando se esquece do aniversário de casamento.
   Ao longo dos capítulos, além de ser contado aquilo que está a acontecer no presente, o narrador, Wilson, recorda alguns momentos da sua vida, passada com Jane, a sua esposa, ou com os filhos e o seu sogro, Noah.
  Assim, o leitor vai tendo noção da evolução das personagens devido às circunstancias da vida, principalmente a de Wilson, que vai mostrando que quer cada vez mais estar feliz com Jane como era no início da sua relação.
   Para isso, ele vai tentar aos poucos ter vários gestos gentis para com a sua esposa, para esta se sentir mimada e acarinhada. Estes gestos não são rapidamente compreendidos devido ao afastamento que Wilson foi demonstrando ao longo dos anos.
   Entretanto, um acontecimento contribui para o objetivo de Wilson: o casamento da sua filha Anna. Este vai ajudar arduamente nos preparativos para mostrar que agora está a 100% envolvido na vida dos filhos e de Jane e vai surpreender todos com a sua mudança, conseguindo fazer com que a sua amada volte a acreditar que ele realmente a ama.
   Em suma, este livro faz-nos acreditar que uma grande mudança é possível. Além disso, evidencia que é fácil magoar os que amamos, mas é mais difícil sarar as feridas que lhes causamos. Duas pessoas podem voltar a apaixonar-se mesmo depois de vários erros, se existir esforço de ambas as partes.
     Termino com a ideia de que às vezes não é preciso ser um verdadeiro romântico, o que interessa é não deixar de tentar, é reinventar-se todos os dias. Afinal o amor é uma luta diária!

Sem comentários:

Enviar um comentário